Banco de dados
Normalização de dados é o processo formal passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros. Uma regra de ouro que devemos observar quando do projeto de um Banco de Dados baseado no Modelo Relacional de Dados é a de "não misturar assuntos em uma mesma Tabela". Por exemplo: na Tabela Cadastro devemos colocar somente campos relacionados com o assunto de cadastro do cliente. Não devemos misturar campos relacionados com outros assuntos. Essa "Mistura de Assuntos" em uma mesma tabela acaba por gerar repetição desnecessária dos dados bem como inconsistência dos dados.
Normalmente após a aplicação das regras de normalização de dados, algumas tabelas acabam sendo divididas em duas ou mais tabelas, o que no final gera um número maior de tabelas do que o originalmente existente. Este processo causa a simplificação dos atributos de uma tabela, colaborando significativamente para a estabilidade do modelo de dados, reduzindo-se consideravelmente as necessidades de manutenção.
Objetivos
• Minimização de redundâncias e inconsistências;
• Facilidade de manipulações do banco de dados;
• Facilidade de manutenção do sistema de Informação
Uma relação estará na Primeira forma normal 1FN, se e somente se todos os domínios básicos contiverem somente valores atômicos (não contiver grupos repetitivos).Em outras palavras podemos definir que a primeira forma normal não admite repetições ou campos que tenha mais que um valor.Considere a tabela cadastro abaixo:
Cadastro
:nro_ficha; nome_proprietario; telefone; endereço
Agora a tabela com os dados:
Nro_ficha Nome_propri Telefone Endereço
C001 Carlos 8345-3405 Rua 09 casa 32
C002 Paula 3220-3456 Quadra 09 casa 15
C003 Pedro 4334-5555 Quadra 07 casa 43
Tabela desnormalizada, ou seja, não está na 1ª forma normal. Analisando teremos: