banco de dados
Lista de Figuras
1. Introdução
O propósito com este trabalho é apresentar os conceitos fundamentais de banco de dados, uma vez que o gerenciamento do mesmo vem evoluindo, deixando de ser uma aplicação especializada para se tronar um componente central de um ambiente moderno de computação.
Um Banco de Dados é projetado, construído e composto por um conjunto de dados para um propósito específico. Existe um grupo de usuários ou algumas aplicações pré-concebidas onde estes dados serão utilizados.
Nos conceitos mais modernos de SQL, o programador não precisa definir caminhos de acesso, pois os mesmos são decididos automaticamente pelo SGBD.
2. Objetivos
Levar para classe conhecimento de forma compreensiva. De tal forma que facilite o entendimento da classe sobre o assunto “Banco de Dados” e esclarecer possíveis duvidas propostas pela classe
2.1. Motivação
Obter conhecimento de forma simples e eficaz estimulando o interesse te um todo, com o conteúdo proposto, evitando a falta de interesse de ambos.
3. Metodologia
Primeiramente, para se entender o que é um Banco de dados, devemos entender o que é um dado.
Dado é um elemento que por si só não tem valor significativo, é como uma peça avulsa de um quebra-cabeça. Porém, quando esse dado é trabalhado e gera algum sentido tem-se então uma informação.
Há múltiplas definições para bancos de dados. Cada autor costuma dar uma:
Segundo Palmer, banco de dados é uma coleção de dados, organizados e integrados, que constituem uma representação natural de dados, sem imposição de restrições ou modificações para todas as aplicações relevantes, sem duplicação de dados.
Segundo Date, um banco de dados é uma coleção de dados persistentes utilizados pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa.
Segundo Korth, é constituído por um conjunto de dados associados a um programa para acesso a esses dados. Contém informações sobre uma empresa em particular. O principal objetivo do SGBD é proporcionar