banco de dados
Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.
Vantagens da utilização de arquivos convencionais:
Menor investimento, facilidade de treinamento para o usuário e resistência a mudanças. Não sendo necessários profissionais especializados para configurar, tampouco de softwares SGBD’s.
Desvantagens da utilização de Arquivos Convencionais- Arquivo Texto
A utilização de arquivos convencionais pode trazer algumas desvantagens ao sistema comparado com um SGBD. O primeiro aspecto que podemos destacar é:
• Inconsistência e Redundância de Dados – Arquivos com formatos diferentes e programas escritos em diversas linguagens de programação. Atribuindo esse aspecto a um registro de vendas, por exemplo. E utilizando um arquivo texto para cadastrar clientes, seria comum cadastrar um único cliente repetidas vezes com especificações como nomes e atributos diferentes sem ao menos notarmos.
• Dificuldade de Acesso aos Dados- A necessidade de construir programas para obter qualquer informação solicitada.
• Isolamento dos Dados- Dados dispersos em vários arquivos e arquivos em diferentes formatos. Não sendo possível distinguir comparações automáticas em um arquivo texto.
• Problemas com Integridade - não sendo possível criar regras de negocio.
• Problemas de Segurança- todos os usuários terão o mesmo privilegio de acesso aos dados.
Essas desvantagens nos sistemas convencionais causaram o desenvolvimento dos SGBD's.
Vantagens da utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados.
• Controle de Redundâncias – informações armazenadas em um único lugar
• Compartilhamento dos Dados –