banco de dados
Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas
CAPÍTULO 2
Modelo Entidade
Relacionamentos
2.1 Introdução
De acordo com os níveis de abstração vistos no Capítulo 1, o nível conceitual corresponde ao nível em que, a partir da escolha de um modelo de dados, devemos seguir os conceitos pertinentes a realidade a ser modelada. Dessa forma, neste capítulo apresentaremos, detalhadamente, o Modelo Entidade e Relacionamento (MER), o qual é um modelo conceitual de dados introduzido por Peter Chen em 1976.
Importante ressaltar que, ao se escolher um modelo de dados, devemos respeitar e seguir os conceitos por ele definidos. Daí porque, é incorreto chamar, por exemplo, entidade de tabela, pois tabela corresponde a um conceito usado em outro modelo de dados, no caso o
Modelo Relacional, que por sua vez pertence a outro nível denominado nível lógico.
O MER é uma execelente ferramenta para se fazer a modelagem de dados de um sistema. Por pertencer ao nível conceitual, esse modelo contempla quais os dados deverão ser armazenados no banco de dados, não se preocupando como. Além disso, uma boa modelagem usando o MER, permite ao projetista de banco de dados validar se os dados modelados atendem aos requisitos levantados.
A seguir estudaremos cada conceito desse modelo, apresentando sua palicabilidade, utilizando, como estudo de caso, um sistema que
51
Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas
Fundamentos de banco de ados d controla atendimento de consultas e solicitações de exames de uma
Clínica, o qual está descrito como Sistema Principal na seção a seguir.
2.2 Sistema principal
Para melhor atender seus clientes, a clínica Salva Vidas deseja informatizar seus serviços de forma a gerar controle sobre os agendamentos e realização de consultas, solicitação e realização de exames.
Para isso, é necessário cadastrar os dados sobre os pacientes, exames, médicos, especialidades dos médicos e