Banco de Dados
É um sistema de armazenamento e acumulação de dados disponíveis para o processamento e obtenção de informações. Um banco de dado é montado a partir de conjunto de arquivos organizados de forma a facilitar o acesso aos dados e eliminar redundância.
Dados são os elementos que servem de base para a formação de juízos ou para a resolução de problemas. Um dado é apenas um índice ou um registro, em si têm pouco valor. Todavia, quando classificados, armazenados e relacionados entre si, permitem a obtenção de informações.
Seus objetivos são de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente a aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.
É através do sistema informatizado de Gestão de Pessoas que podemos formar o cadastro pessoal, de salários e benefícios, de treinamento etc., trazendo uma visão do todo ou de particularidades de seus colaboradores na empresa. É através destes bancos inter-relacionados que disponibilizamos informação que deverão cada vez mais orientar os rumos da empresa.
A Gestão de Pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados, sendo eles:
a) Cadastro Pessoal: dados pessoais sobre cada funcionário.
b) Cadastro de Cargos: dados sobre os ocupantes de cada cargo.
c) Cadastro de Seções: dados sobre funcionários de cada seção, departamento ou divisão.
d) Cadastro de Remuneração:
e) Cadastro de Benefícios:
f) Cadastro de Treinamento:
g) Cadastro de Candidatos:
h) Cadastro Médico:
i) Outros cadastros dependendo das necessidades da organização, da ARH, dos gerentes de linha e dos próprios funcionários.
A Importância do Banco de Dados
O Banco de Dados de Gestão de Pessoas é uma poderosa ferramenta para a empresa, pois com um banco de dados bem implantado e integrado os gestores serão capazes de tomar decisões mais adequadas. Um Banco de Dados tem