banco de dados
“A espécie de sistema que nos interessa pode ser descrita, de modo geral, como um complexo de elementos ou componentes direta ou indiretamente relacionados numa rede causal, de sorte que cada componente se relaciona pelo menos com alguns outros, de modo mais ou menos estável, dentro de determinado período de tempo.”
A definição inicial destaca interação e irredutibilidade. A definição de Buckley destaca interação, causalidade e organização.”
Pode-se juntar a ambas a conceituação interna de sistema, como um conjunto de elementos ligados entre si por uma série de relações de modo a constituir um todo organizado, e a conceituação externa, que identifica o sistema como um todo organizado, dinamicamente relacionado com o exterior, continuamente sujeito à mudança e que apresenta um modocaracterístico de agir e reagir nas relações com o exterior.
Exemplo:
A definição pode ser exemplificada pelo organismo humano, que pode ser genericamente estudado como um sistema composto por diversos órgãos especializados, alguns deles agrupáveis em subsistemas. Os diversos componentes do corpo humano são identificáveis, sendo possível distinguir coração, pulmões, estômago, entre outros, e estabelecer quais funções cada um deles exerce no organismo. No entanto, o corpo humano não pode ser reduzido à nenhum desses órgãos, nem pode tampouco ser visto como resultado da soma dos mesmos. Assim, o sistema em sua integridade apresenta características próprias, dadas pela interação de seus componentes, que excedem a junção das partes.