Banco de dados
A necessidade de armazenar, organizar e recuperar informações é crescente no mundo moderno e algumas das soluções encontradas para essas tarefas estão de tal maneira incorporadas ao nosso cotidiano que nem nos damos conta. É ocaso das listas telefônicas; dos fichários dos livros de uma biblioteca; das fichas dos funcionários de uma empresa; dos cadastros de clientes de uma loja etc.
Todos esses exemplos podem ser considerados precursores dos modernos banco de dados, pois cumprem basicamente as mesmas funções:
* Acrescentar novos dados.
* Localizar os dados armazenados anteriormente.
* Alterar dados ou apagar aqueles que não são mais úteis.
Hoje é possível lidar com um gigantesco números de informações usando métodos tradicionais. Exemplo:
Uma empresa tem um cadastro com dados de milhares de clientes espalhados pelo mundo e quer selecionar rapidamente cerca de 10 mil deles para receberem uma mala direta. Precisa também gerar etiquetas de endereçamento para essas malas diretas. E tudo deve ser feito em algumas horas. É ai que entram em cena os bancos de dados computadorizados. Sendo assim que mais uma vez o velho e amigo computador ser indispensável para todos nós hoje em dia.
Oque é um banco de Dados?
De um modo geral, pode-se definir uma Banco de Dados como sendo um conjunto de dados ou informações relacionados entre si e organizados de forma a facilitar a sua utilização por parte do usuário.
Ou ainda, como um sistema cuja finalidade é registrar, atualizar, manter e disponibilizar a informação para a atividade de uma empresa.
Um BD e formados por Tabelas como se fosse um planilha do Excel, ele é divido em colunas e linhas.
As colunas são o nome dos campos e as linhas os registros. A força de um sistema de banco de dados vem de sua capacidade de localizar e reunir rapidamente informações