Banco de dados e cadastro
O banco de dados é uma fonte de informações básica sobre um determinado cliente a fim de facilitar a vida de fornecedores e/ou do próprio cliente que estão disponíveis a quem procurar,é feito sem o consentimento e conhecimento do consumidor.
O cadastro é mais subjetivo, somente os que tem relação com o fornecedor tem acesso e é limitada. A organização é imediata, interna ao fornecedor no momento da consulta . O consumidor é quem da os dados em plena consciência , até o ponto que as informações são verdadeiras , se forem falsas passam a ser banco de dados .
As informações obtidas são objetivas aquela relação de consumo , para a concretização ou não. O alcance de divulgação é interna , inerente apenas para aquele fornecedor , sendo assim as empresas utilizam como ferramenta o cadastro e o banco de dados para analise de crédito. E como hoje em dia o consumidor não existe sem crédito, conceder crédito ao consumido pressupõe um certo grau de confiança , uma forma de verificar se o cliente esta apto para fazer negociações com a empresa facilitando a possibilidade de crédito com rapidez e agilidade .
Pelo Código de Defesa do Consumidor não são proibidos a elaboração , a organização , a consulta e manutenção do banco de dados, a legislação regula sua existência onde são fornecidos parâmetros de lealdade , transparência e cooperação , buscando a prevenção e a diminuição de danos causados por este bando de dados ou pelos fornecedores que utilizam no mercado.
O direto à privacidade é uma das garantias fundamentais à liberdade , implica em comando negativo, garanti-lo significa proibir que aspectos da vida particular do cidadão não sejam usados indevidamente