Banco de dados - BD
_________________________________DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS I
ATIVIDADES
01- Explique com suas palavras, e dê dois exemplos de cada uma dos graus de relacionamentos (um para um - 1:1), ( um para muitos - 1:n) e (muitos para muitos n:n).
• 1:1 É quando somente uma ocorrência de uma entidade pode relacionar com somente uma ocorrência da outra entidade. Exemplos: • 1:n É uma ocorrência de uma entidade se relaciona com várias ocorrência de outra entidade. Exemplos:
• n:n Em síntese, é quando várias ocorrências de uma entidade se relacionam com várias ocorrências de outra entidade. 02- Defina o que são chaves primárias e qual a sua finalidade em uma tabela do banco de dados. Chave Primária (PK – Primary Key) também denominada Chave Principal, serve para identificar cada tupla dentro da entidade. E, por definição toda entidade deve por obrigação ter uma chave principal. Neste sentido, o intuito da chave é dar unicidade às tuplas, sendo ela que diferencia uma instância de todas as outras, então, por motivo óbvio as chaves primárias não pode se repetir. Deste modo, todos os campos da entidade podem repetir, exceto a chave que não pode repetir. Como é cediço a PK é formada por um ou mais atributos, quando possui apenas um atributo é denominada PK simples e quando é formada por dois ou mais atributos é chamada PK composta. Em ambas não pode apresentar valores null (nulos). Por exemplo, temos a Table (tabela- entidade) Aluno, que faz parte do banco de dados de uma Universidade. Observe que na Entidade Aluno temos vários atributos como: Código, Nome, Endereço, Telefone, Bairro, Cidade, UF. Então a escolhida como PK é o Código, pois acreditamos que o código nunca vai se repetir, então vai dar unicidade a tupla. Diante de todo o exposto, por óbvio é crível e totalmente fácil entender a sua finalidade em uma tabela do banco de dados, pois utilizando um PK em um Table se torna fácil e ágil realizar a consulta e