Banco de dados (alguns componentes)
SUMÁRIO 1
1. RELACIONAMENTO (MODELO RELACIONAL) 2
2. ENTIDADES 2
3. ATRIBUTOS 3 3.1 Atributos Compostos 3 3.2 Atributos Derivados 3
4. MER 4
5. MODELAGEM DE DADOS 4 5.1 Modelo Conceitual 4 5.2 Modelo Lógico 5 5.3 Modelo Físico 5
6. INTEGRIDADE DE DADOS 5 6.1 Integridade de Entidade 5 6.2 Integridade Referencial 5
7. NORMALIZAÇÃO 6 7.1 Primeira Forma Normal (1FN) 6 7.2 Segunda Forma Normal (2FN) 6 7.3 Terceira Forma Normal (3FN) 7
8. CONCLUSÃO 8
9. BIBLIOGRAFIA 9
1. RELACIONAMENTO (MODELO RELACIONAL)
O modelo relacional é um modelo de dados, é utilizado em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), nele todos os dados estão guardados em tabelas (relações). É baseado na lógica de predicados e na teoria dos conjuntos. O modelo baseia-se em dois conceitos, o conceito de entidade e o de relação.
Esse modelo é sucessor do modelo hierárquico e do modelo de rede, foi criado por pelo Dr. Codd e aprimorado por Chris Date e Hugh Darwen, como um modelo geral de dados.
O modelo relacional permite criar um modelo lógico consistente da informação a ser armazenada. Ele pode ser refinado através de um processo de normalização, que melhora a consistência lógica do projeto do banco de dados e o desempenho das transações. Um banco de dados totalmente baseado no modelo relacional estará inteiramente normalizado.
O princípio básico do modelo relacional é o princípio da informação: toda informação é representada por valores em relações (relvars). As relvars não são relacionadas umas às outras no momento do projeto. Entretanto, o mesmo domínio pode ser utilizado em várias relvars. Se um atributo for dependente de outro, esta dependência é garantida através da integridade referencial.
2. ENTIDADES
Uma entidade é um objeto que existe e se distingue dos outros objetos. Por exemplo o número de um CPF, que é único no universo. Uma entidade