Lógica
Introdução Antes de utilizarmos os comandos SQL, vamos identificar a forma de planejar a criação do banco de dados. Esse planejamento é extremamente importante para a estabilidade do todo o sistema. Estudos indicam que quanto maior o tempo despendido no projeto do banco de dados, menor será o tempo despendido na manutenção do modelo. Podemos comparar a criação de um sistema com a construção de um edifício. O projeto do banco de dados está para o sistema da mesma forma que a estrutura do prédio está para o sistema o edifício. Se não for dada a devida atenção ao desenho do banco de dados, pode-se comprometer todo o desenvolvimento do sistema. É como construir um edifício utilizando uma base inadequada: um dia o edifício caíra. De outra forma, quanto maior for o tempo dedicado ao estudo das necessidades de informação do sistema em desenvolvimento, maior será o tempo economizado no desenvolvimento do sistema. O sistema terá melhor qualidade, e será mais fácil, no futuro, implementar novas rotinas, procedimentos e agregar novas informações necessárias.
Ao conjunto de programas (software) que permitem a criação e manutenção do BD dá-se o nome de Sistema de Gerência de Banco de Dados.
Conceitos
Tabela: Uma tabela pode ser entendida como um conjunto de linhas e colunas. As colunas de uma tabela qualificam cada elemento (no caso, a linha) com informações relacionadas ao objeto.
Tupla (Registro) É uma estrutura de atributos intimamente relacionados e interdependentes que residem em uma entidade. Quando transporta ao modelo físico, uma tupla equivale a um registro ou linha da tabela. Chave É um atributo utilizado para indexar dados. Há três tipos de chave: a) b) c) Primária Estrangeira Secundária
Conceitos Básicos: SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) Um sistema de software de finalidade genérica que facilita o processo de definição, construção e manipulação de banco de dados.
Chave primária É o atributo que permite