Bancada de solda
Historia__________________________________________________00 Classificação dos Irracionais Teorema de Abel Ruffini_________________________________00 Prova que√2é irracional ___________________________________00 Prova de Irracionalidade de Pi________________________________00 Algumas aplicações no cotidiano e na Soldagem
Introdução Todo número decimal é um número irracional? Para as pessoas que têm dúvida quanto a isso, veremos, neste trabalho, como definir o conjunto dos números irracionais e observaremos alguns exemplos de números importantes na matemática, que são “constantes irracionais”.
Os números irracionais são aqueles que não podem ser representados por meio de uma fração. O surgimento desses números veio de um antigo problema que Pitágoras se recusava a aceitar, que era o cálculo da diagonal de um quadrado, cujo lado mede 1 unidade, diagonal esta que mede √2. Este número deu início ao estudo de um novo conjunto, representado pelos números irracionais.
1. História
Os primeiros indícios relacionados ao conceito de números irracionais remontam ao conceito de incomensurabilidade. Dois segmentos são comensuráveis se existe uma unidade comum na qual podem ser medidos de forma exata. Por exemplo, um segmento de medida 1/3 e outro1/8 pode ser expressos por múltiplos inteiros de um segmento de medida 1/24, ou seja,
1/3=8 x 1/24 e 1/(8 ) =3 x 1/24 .
A primeira descoberta de um número irracional é geralmenteatribuída a “HIPASO DE METAPONTO”, um seguidor de “Pitágoras”. Ele teria produzido uma demonstração (Provavelmente Geométrica) de que a raiz de 2 (ou talvez que o número de ouro) é irracional. No entanto, Pitágoras considerava que a raiz de 2 “maculava” a perfeição dos números, e portanto, não deveria existir. Mas ele não conseguiu refutar os argumentos de Hipaso com a logica e a lenda diz que Pitágoras condenou seu seguidor ao afogamento.
A partir daí os números