Balanço
A – Questões
1. As regras básicas que orientam a distribuição de contas no Balanço Patrimonial são: prazo e grau de liquidez decrescente.
2. O termo liquidez vem do verbo liquidar e, significa liquidar dívidas, pagar os compromissos. 3. As contas classificadas no Ativo Circulante são aquelas que a empresa recebe mais rapidamente (curto prazo) e as contas classificadas no Realizável a Longo Prazo são as que a empresa recebe lentamente, no longo prazo.
No Passivo Circulante são classificadas as contas que a empresa paga rapidamente
(curto prazo) e no Exigível a Longo Prazo estão classificadas as contas que demoram muito tempo para a empresa pagar (longo prazo).
4. O Ativo Permanente é o grupo do Ativo no qual não há liquidez para a empresa porque sua característica básica é que esses ativos não se destinam à venda, possuem vida útil longa e sua reposição é lenta.
5. Provisões são parcelas do resultado do exercício que destinam-se a cobrir despesas.
Podem ser de dois tipos: reduções do Ativo, que são expectativas de perdas de
Ativos ou aumentos de Passivo, que são desembolsos que ocorrerão futuramente, uma vez que o fato gerador já ocorreu.
6. Os bens do Ativo Permanente são, em geral, adquiridos de forma financiada porque o Ativo Permanente gera recursos mais lentamente que as aplicações no Ativo
Circulante e os montantes necessários para a aquisição de bens do Permanente são maiores que os do Circulante.
7. “A ordem de classificação no Passivo é: primeiramente, as contas que não são serão pagas rapidamente, como títulos a longo prazo.” Esta afirmativa está incorreta, pois no Passivo as contas são agrupadas de acordo com o seu vencimento, ou seja, as contas que serão liquidadas mais rapidamente serão classificadas no primeiro grupo, as contas que serão pagas num prazo mais longo formarão outro grupo.
8. Ciclo Operacional é o período de tempo que a empresa demora para produzir, vender e receber o seu