BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é um dos mais importantes demonstrativos em uma empresa e tem a finalidade representar a evolução do patrimônio total da organização em um determinado período de tempo. Geralmente é feito para o período de um ano, mas este intervalo pode variar de acordo com as necessidades do negócio ou mesmo pela legislação.
Quando uma empresa divulga que esta “fechada para balanço”, significa que o relatório esta sendo montado, geralmente com a auditoria das áreas da empresa e levantamento e conferência de todos os bens da empresa, incluindo os estoques produtos acabados e matérias-primas.
O Balanço Patrimonial é essencial para manter um controle de custos e também para acompanhamento do patrimônio da empresa. Porém, não deve ser utilizado apenas para fins contábeis!
Com o Balanço Patrimonial, é possível ter a visão consolidada da evolução da empresa em um determinado intervalo de tempo. Ou seja, o Balanço Patrimonial demonstra todas os ativos (bens e direitos) e passivos (dividas e deveres) da empresa, bem como se o patrimônio acumulado está em ascensão ou declínio.
O balanço patrimonial é dividido por três grandes categorias:
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
Júlio César Zanluca
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos