balanço patrimonial
O balanço patrimonial é a demonstração contábil de uma empresa, onde é mostrado os bens, os direitos e as obrigações.
Este balanço é composto por duas colunas e dois grupos: ativo, que é sempre a coluna esquerda, pois mostra os bens e direitos da empresa, e o passivo que é sempre a coluna da direita, onde é apresentado as obrigações e o Patrimônio líquido.
Dentro do grupo ativo temos as seguintes divisões:
Ativo circulante: São os valores que estão em movimentação dentro de um período de até um ano, como por exemplo, os itens para serem vendidos e revertidos em dinheiro, contas a receber e outros investimentos temporários.
Ativo não circulante: neste grupo é incluído todos os bens duradouros da empresa. O grupo é dividido em 4 subgrupos que são:
Realizável a longo prazo: onde é registrado todos os direitos realizáveis a longo prazo e as despesas apropriáveis após exercício seguinte, ou seja, um na após a finalização do balanço.
Investimentos: onde são classificadas as participações societárias permanentes e os empreendimentos, bem como aplicações em imóveis ou ouro.
Imobilizado: é formado pelo conjunto de bens e direitos à manutenção das atividades da empresa como por exemplo: maquinas, veículos, moveis e também para cobrir os custos das melhorias realizadas nos bens locados ou arrendados pela mesma.
Intangível: é composto pelos direitos que correspondem à propriedade comercial e industrial da empresa, as marcas, os processos de fabricação, as próprias criações e valor do ponto comercial.
O passivo é dividido em dois grupos:
Passivo circulante: são as obrigações da empresa que devem ser pagas em curto prazo ( dentro de um ano ). Entre as obrigações estão: salário dos funcionários, encargos sociais, pagamentos de fornecedores, impostos, contribuições, empréstimos e financiamentos, dentre outras obrigações ( contas a pagar ).
Passivo não circulante: são as contas a pagar a longo prazo, ou seja, quando vencerem após o