Balanço de massa em proceso de produção de etanol
De todos os processos de obtenção de álcool a produção através da cana de açúcar é o método de melhor aproveitamento do produto final, ou seja, maior quantidade de álcool obtida no fim do processo, seja ele o álcool etílico, álcool hidratado ou álcool anidro (LIMA, 2001).
Para a produção do álcool contamos com grande número de matérias-primas naturais existentes em todo o País, permitindo seu cultivo em quase todo território e durante todo ano (LIMA, 2001). O setor sucroalcooleiro é um mercado em ascensão por ser responsável pela produção de um combustível obtido de forma renovável. É extremamente importante estudarmos produções de origens renováveis, pois estamos vivendo em uma época de grande atenção ao meio ambiente e qualquer produto que seja obtido visando a sua preservação tende a chamar a atenção do mercado nacional e internacional.
Algumas vantagens do uso do etanol, considerando o meio ambiente são:
•Substitui aditivos com metais pesados (como o chumbo e o manganês)
•Não contém enxofre (menores emissões de óxidos de enxofre e sulfatos)
•Tem estrutura molecular simples e emissão desprezível de partículas
•Reduz emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos
•Produz hidrocarbonetos com menor toxidez e reatividade fotoquímica
Para nós brasileiros que somos os maiores produtores de etanol através da cana de açúcar é muito importante adotarmos políticas para o crescimento deste mercado, pois além de menor custo para o consumidor, deixaremos de depender do petróleo combustível que tem maioria da produção estrangeira.
Em todo o país, a safra 2011-2012 de etanol alcançou 25,51 bilhões de litros, aumento de 0,52% em relação à safra anterior. A informação é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). De acordo com a entidade, a moagem para a safra 2011-2012, iniciada em abril, foi de 568,50 milhões de toneladas, crescimento de 2,11% em relação ao total processado na safra