Balan o Patrimonial
Ativo: É a junção de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade.
Ativo circulante: É o que a empresa tem a receber em curto prazo até o término do exercício social da sua empresa.
Disponibilidades: São os valores existentes para movimentação em curto prazo, com mais clareza significa dizer que a empresa dispõe de valores que podem ser utilizados a qualquer momento e para outros fins. Divide-se em:
Caixa: Refere-se ao dinheiro em mãos, em poder da empresa. Evidencia o numerário no espaço direto da empresa ou instituição
Bancos: São transações movimentadas na conta corrente bancária da entidade.
Aplicações de liquidez imediata: São investimentos a curto período, pois assim que a empresa necessitar do dinheiro, ela pode se desfazer da aplicação e usá-lo.
Contas a receber de clientes: valores a receber decorrentes das vendas efetuadas pela empresa.
Provisão para devedores duvidosos: Representa uma reserva para perdas em empresas controladas ou investidas final de cada exercício. Essa conta é redutora de Ativo.
Impostos a recuperar: São impostos que a empresa tem pagado no ato da compra de mercadorias, que ao serem vendidas este valor pago será reduzido dos impostos a recolher que é referente à venda de mercadoria.
Estoques: São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço.
Prêmios de seguros a apropriar: quando a empresa faz um contrato de seguro, o segurador se obriga com a segurada mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros, previstos no contrato.
Ativo não circulante: Todas as contas de bens e direito