Balan O Patrimonial
1.1 Introdução
Esse relatório é obrigatório por lei e é a principal demonstração financeira, assunto que abordaremos neste capítulo.
1.2 Representação Gráfica
O Balanço Patrimonial refere à posição financeira em determinado momento (normalmente, no fim do ano) de uma empresa.
O Balanço Patrimonial (BP) é construído de duas colunas: A coluna do lado direito é denominada de Passivo e Patrimônio Líquido. A coluna do lado esquerdo é denominada Ativo. Atribui-se, por mera convenção, o lado esquerdo para o Ativo e o lado direito para o Passivo e Patrimônio Líquido. Vejamos, graficamente:
Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo e Patrimônio Líquido
Lado esquerdo
Lado Direito
1.2.1 Ativo
São todos os bens e direitos de propriedades da empresa, avaliáveis em dinheiro, que representam benefícios presentes ou futuros para empresa. Bens e Direitos Bens : Máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.
Os bens podem ser divididos em tangíveis (quando têm corpo, matéria) e intangíveis – incorpóreos ( marca, ponto comercial, etc). Há, ainda, a divisão em móveis (não são fixos ao solo, podendo ser transportados de um lugar para o outro) e imóveis – fixos ao solo ( terrenos, prédios, etc.)
Direitos: Contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, depósitos em contas bancárias, títulos de crédito, etc.
Os direitos podem ser vistos como bens de posse de terceiros. Por exemplo, se a empresa tem Contas a Receber, ela tem dinheiro (bens) de posse de terceiros para receber no futuro. De maneira geral são papéis, títulos etc.
1.2.1.1 Propriedade. Se o bem ou direito não for de propriedade da empresa, não constará do seu Ativo. Um arrendamento mercantil (Leasing) de uma máquina, pelo qual a empresa pagará aluguel mensal, não se caracteriza como Ativo, embora o bem esteja dentro da empresa (é de posse, não de propriedade).
Funcionários de uma empresa não são contabilizados