BAIXA GRANDE - BAHIA - HISTORIA
Baixa Grande
DADOS:
População: 21. 814 habitantes (2009).
Gentílico: baixa-grandense
Área da unidade territorial (Km²): 983
Bioma: Caatinga
Localização e Geografia:
Município do Território da Bacia do Jacuípe no Sertão da Bahia. Limita-se com os municípios de Mundo Novo, Ipirá, Pintadas, Mairi e Macajuba.
Para chegar em Baixa Grande, tendo como ponto de partida a cidade de Salvador, utiliza-se a BR 324, chegando em Feira de Santana adentra na BR 116 sul e após o posto da Polícia Rodoviária Federal entra à direita no primeiro viaduto, entrando na Estrada do Feijão - BA 052 - que vai até Irecê, Xique-xique.
Distância de Feira de Santana 153 Km e de Salvador 252 Km.
Acidentes geográficos
Topografia plana ao Sul e Sudeste, ligeiramente acidentado no Norte e Nordeste. O município é constituído de terrenos férteis, de matas e a maioria de caatinga. Situa-se no maciço do atlântico e suas serra fazem parte dos ramos da serra da Mantiqueira. As serras são de pequena elevação, prestam-se à agricultura e pastagens. As principais serras são: do Cesto, do Cais, Jataí e a do Vento.
Rios
É o município banhado pelos rios periódicos: Cairú, Jundiá e o Paulista.
Açudes
Há 02 açudes, um público com a capacidade para 44,16m³, fica no entroncamento com a estrada de Mairi com Baixa Grande e outro particular para 40.172m³.
Clima
Saudáveis e sadio, em certas épocas do ano, quente, pois a cidade está situada no polígno das secas.
Aspectos sócios-econômicos:
Principais atividades econômicas:
Agropecuária, Industria, Serviços (Comércio e Indústria).
Identidade cultural dos municípios:
Histórico:
Nas terras da fazenda “Cais” propriedade de Dona Ana Ribeiro Soares, foi iniciado o povoado da cidade de Baixa Grande por seu filho Manoel Ribeiro Soares, coronel da Guarda Nacional homem de elevada instrução e político de renome, residente na Vila de Santana do Camisão, atual cidade de Ipirá – Bahia.
Há