Resenha me português de How (Un) Ethical are you? Revista de Harward
553 palavras
3 páginas
M. Banaji; M. Bazerman; C. Chugh. How (Un)ethical are you?. In.: On Making Smart Decisions.Boston, Massachusetts:Harvard Business School Publishing Corporation, 2013.Segundo os autores, podemos pensar que somos éticos, imparciais e objetivos, mas pesquisas atuais de psicologia indicam que há preconceitos implícitos que permeiam nossas decisões e a falta de consciência sobre esta influência pode prejudicar nosso processo de tomada de decisões. É necessário ter consciência da inconsciência e desacreditar na nossa objetividade.
Quanto ao preconceito implícito, os autores afirmam que a maioria se esforça para julgar de acordo com os méritos, mas na verdade está presa a preconceitos arraigados. Segundo eles, é possível ultrapassar isto enquanto gerente, para tal é necessário auditar suas próprias decisões. Segundo pesquisa realizada a partir do TAI (Teste de Associação Implícita), os preconceitos inconscientes tem se mostrado: amplamente dominantes, resistentes, muitas vezes contrários às intensões conscientes, Causadores de situações problemáticas e dispendiosos.
Quanto ao favoritismo de grupo, os autores apontam que somos tendenciosos porque apesar de alguns de nós sermos conscientemente contra a discriminação de um membro de outro grupo (seja este grupo etnia, classe social, comunidade etc.), somos favoráveis ao favoritismo de membros do nosso grupo e, assim, estamos necessariamente fazendo uma escolha pelo segundo e não pelo primeiro. Creio que eu deva comentar que me encaixo bem neste item, pois me percebo contra as indicações e outras formas de favoritismo, mas já o pratiquei em favor de pessoas que eu sabia estarem em situações de dificuldade.
Sobre a tendência ao pedido excessivo de crédito, os autores apontam que superestimamos nossas contribuições ao grupo e assim tendemos a nos considerarmos acima de algumas regras, processos ou medidas que venham a ocorrer na organização. E isto interfere negativamente nos processos de tomada de decisão.
Os autores