Bairro Serra
A observação de comunidade foi feita no bairro serra em uma quarta-feira por volta das 11 horas da manha. O serra é um bairro nobre de classe médio-alta situado na região centro-sul de Belo horizonte, porém uma região de grandes contrastes sociais.
Ao entrar no bairro pela Avenida Afonso Pena vemos prédios de luxo e bem decorados com vidros e plantas ornamentais, encontramos escolas particulares, entre elas uma escola judia. Naquela região do bairro também possui comércios pequenos e grandes, como a rede de farmácia Araújo e mercadinhos ortifrut. Os carros estacionados pelas ruas, em sua grande maioria carros luxuosos, demonstram o poder social que as pessoas que freqüentam ali possuem, essas em sua maioria de pele clara com vestimentas leves como camiseta e bermuda, ou com roupas de ginástica. A medida que se distancia da Avenida Afonso Pena vemos uma mistura social, percebe-se pessoas de pele escura junto a pessoas de pele clara, usando vestimentas mais simples comparado com as pessoas encontradas anteriormente. Os carros estacionados nas ruas são carros populares juntos com carros luxuosos. Percebe-se que em uma mesma rua que se encontram prédios de luxos encontram-se também casas e prédios simples, bares mais populares e comércios menores como uma borracharia. Ainda nessa mesma região do bairro encontramos o clube minas II. Quase ao lado encontra-se um supermercado de grande movimentação freqüentado nitidamente por pessoas de classes econômicas distintas.
Indo em direção ao aglomerado da serra o nível social cai drasticamente, é como se existisse uma linha imaginaria que separasse dois mundos sociais distintos. Iniciam-se construções ainda em tijolos, mal pintadas e arquitetura extremamente simples, diferente das avistadas anteriormente. Ali se encontra uma escola estadual ou municipal, a qual esta mal cuidada, as pessoas que a freqüentam possuem pele escura em sua maioria, falam alto e não há carros para buscá-los, ao