Bairro Lagoinha (venda nova)
Situado na Região de Venda Nova em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), o bairro Lagoinha é um bairro grande e é em sua maior parte pouco movimentado e tranqüilo com muitas casas antigas, que, em sua maioria são bem simples e precárias, possui poucos postes de luz na maioria das ruas e muitos deles são queimado trazendo como conseqüência a pouca iluminação nas ruas durante a noite, fazendo com que os moradores estejam mais propícios a sofrerem com a violência que é um grande problema não só do bairro mas de toda a região de Ribeirão das Neves. As ruas do bairro são todas asfaltadas porém são bastante estreitas e contém pouca sinalização, tornando difícil a transitação de pessoas que não conhecem a região. Além disso, não encontramos muitos prédios, construções ou terrenos vazios exceto em sua avenida principal. A Avenida Denise Cristina da Rocha é a parte mais bem estruturada do bairro, lá podemos encontrar qualquer tipo de comércio desde mecânicas até sorveterias, entretanto o tipo de comércio mais comum do bairro é no setor de móveis, materiais de construção e roupas. Lá também encontram-se prédios novos e antigos, além dos que ainda estão em processo de construção.
Recentemente com a construção da Cidade Administrativa, localizada na MG-10 proxima ao bairro, tanto as moradias como os comércios passaram a ter um valor imobiliário bem maior e fez com que o bairro crescesse muito, pois muitas pessoas que trabalham na cidade administrativa se mudaram para os arredores para morarem mais perto do trabalho.
O bairro Lagoinha é um bairro carente em relação a todas as necessidades principais dos morados como escolas, saúde e infra estrutura, os moradores se dizem muito insatisfeitos com o atendimento nos postos de saúde, distribuição de remédios, organização nas escolas e com o ensino. Além de reclamarem das ruas que possuem muitos buracos que em épocas de chuva ficam cheios de água parada, os deixando propicios a