IV SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA: BOAS PRÁTICAS DO ENSINO DO FUTEBOL
FUTEBOL PARA DEFICIENTES Escola: E.E. Dom Otávio Chagas de Miranda
Professora: Rosi A. de Souza Chicano
Módulo: I 6º. E 7º. Anos
INTRODUÇÃO:
O Futebol é o esporte mais praticado no Brasil e no mundo. Também denominado de “paixão nacional” todos tem a oportunidade de pratica-lo. Em qualquer lugar onde se possa improvisar um pequeno campo e usando qualquer objeto de forma esférica como bola está pronta a oportunidade de jogo.
Porém para alguns que por alguma circunstância da vida se veem impossibilitados da prática seja de maneira amadora ou mesmo profissional. São os portadores de alguma deficiência física ou mental.
Em tempos de Inclusão é importante que toda a escola conheça os direitos e as dificuldades que enfrentam os deficientes, e que no momento em que for inserido um indivíduo no cotidiano escolar todos estejam informados. Sendo assim a sugestão para a participação no Simpósio é de que os alunos conheçam e pratiquem (de modo adaptado) as várias modalidades de Futebol para Deficientes físicos.
TÍTULO: O FUTEBOL, PARA DEFICIENTES E SUA INCLUSÃO NA ESCOLA.
DURAÇÃO DO PROJETO: 10 aulas
JUSTIFICATIVA: Pesquisa anterior mostrou que os alunos não conheciam nenhuma modalidade de qualquer esporte praticado por deficientes físicos, tão pouco o que seja a realização de Paraolimpíadas.
OBJETIVO GERAL: Oportunizar os alunos o conhecimento da prática do Futebol por deficientes físicos.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Levar aos alunos a conhecer e praticar jogos relativos a cada tipo de deficiência, relacionando e comparando as regras, em todas as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Bem como discutir ideias a respeito da inclusão.
METODOLOGIA: Em primeiro plano, apresentar a ideia a ser trabalhada perguntando aos alunos qual o conhecimento prévio de cada um. Em seguida mostrar aos alunos vídeos com jogos praticados por cada tipo de deficiência. Em cada aula