Bairro Coqueiroz
417 palavras
2 páginas
O Bairro Coqueiros, fica localizado na região noroeste de Belo Horizonte, surgiu com o loteamento da fazenda da família Barata, na década de 70, um pedaço da gleba foi tomada pela prefeitura de Belo Horizonte por falta de pagamento de impostos. No inicio não havia saneamento básico, asfalto e nenhuma outra estrutura urbana.O entrevistado, Jorge Eustáquio 56 anos,afirma que sua família comprou um lote no bairro nos anos 70, mas só mudaram para la quando ele estava com 8 anos. De acordo com ele na fazenda existia muitos coqueiros,e é dai que se deriva o nome do bairro. Os troncos cortados eram usados para fazer pontes sobre os córregos que passavam pelo terreno. Esses córregos possuiam água cristalina que era usada para alimentação, higiene e lazer, já que havia pelo menos duas cachoeiras que se formavam em seu leito. Com o passar do tempo, a população foi crescendo, aumentando o número de dejetos lançados na água, tornando-as poluídas e impróprias para o consumo humano e animal. Assim na década de 90, esse córrego foi canalizado e sobre ele construiu-se a avenida Amintas Jaques de Morais.Esses córregos eram chamados de “Patriarca e Caravelas”. Durante muito tempo as vias que passavam às suas margens tinham os mesmos nomes. Um nascia onde é hoje o Aterro Sanitário e outro, próximo a BR040, no bairro Pindorama. Eles se encontravam ganhando força e formando a cacheira da Mate Couro, próximo à escola Municipal Luigi Toniolo e à fábrica de refrigerantes Mate Couro.
Os meios de transporte mais comuns na época eram o bonde ou ônibus que só chegavam até a praça São Vicente e de lá as pessoas vinham andando, através de trilhas no meio do mato, até o bairro. Com organização, as pessoas foram melhorando as trilhas e conseguiram que uma jardineira, transportasse as pessoas da praça até o bairro Glória.
Os meios de transporte mais comuns na época eram o bonde ou ônibus que só chegavam até a praça São Vicente e de lá as pessoas vinham andando, através de trilhas no meio do