Bactérias
Resposta correta: A
As principais células efetoras da imunidade inata são:
a) Mastócitos, neutrófilos,linfócito T e células NK. b) Macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células NK c) Macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e linfócitos T. d) Macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e Linfócitos B.
Resposta correta: B
IMUNIDADE INATA (NÃO-ESPECÍFICA)
Os elementos do sistema imune inato (não específico (Tabela 2) incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
A. Barreiras anatômicas a infecções
1. Fatores mecânicos
As superfícies epiteliais formam uma barreira física que é muito impermeável à maioria dos agentes infecciosos. Dessa forma, a pele age como nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores. A descamação do epitélio da pele também ajuda a remover bactéria e outros agentes infecciosos que aderiram às superfícies epiteliais. Movimentos devido aos cílios e à peristalse ajuda a manter as vias aéreas e o trato gastrointestinal livres de organismos. O fluir das lágrimas e saliva ajuda a prevenir infecção nos olhos e na boca. O efeito pegajoso do muco que cobre o trato respiratório e gastrointestinal ajuda a proteger os pulmões e o sistema digestivo contra as infecções.
2. Fatores químicos
Os ácidos graxos no suor inibem o crescimento de bactéria. Lisozima e fosfolipase encontrados na lágrima, saliva e secreção nasal podem destruir a parede celular da bactéria e desestabilizar as membranas