Bactérias
De Ensino Médio Luiz Gelain
Alessandra Dutra
Ariela Boldrin Baggio
201
Soluções ou misturas homogêneas
Química
Nova Pádua, 22 de maio de 2014
Objetivo
Na natureza raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por misturas. O trabalho tem por objetivo apresentar o tamanho das partículas dispersas em um material, separando as misturas tanto um quanto a dois usando procedimentos de separação básicos e analisar o aproveitamento e eficiência dos métodos usados no experimento.
Introdução
Misturas Homogêneas são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam um aspecto uniforme, apresentam uma única fase. Ex: ar (Ar, N, O2, CO2), água (NaCl, Mg, Cl2), entre outros.
Geralmente, quando utilizamos substâncias, seja na indústria ou em laboratórios, elas estão em solução, isto é, uma mistura homogênea, ou heterogênea. Essas misturas, quando formadas, podem reagir, alterando algumas propriedades dos reagentes. Quando ocorrem essas reações e é necessária a utilização de um dos componentes iniciais, recorremos a algumas técnicas para a separação das tais.
Mistura, é uma porção de matéria que contém duas ou mais substâncias puras. A partir do momento em que são adicionadas em um recipiente, deixam de serem substâncias puras e passam a ser componente da mistura. Toda mistura pode ser fracionada através de processos físicos e/ou mecânicos.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
Materiais:
5 béqueres (ou copos transparentes)
4 colheres (de café)
Xampu
Cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha)
Areia
Álcool
Água destilada
Apontador a laser