Bactérias
Alguns fungos do gênero Penicillium possuem a capacidade de eliminar bactérias. Graças a isso, a penicilina tornou-se um rápido meio de se curar doenças que antes eram mortais; e serviu de alavanca para a criação de novos antibióticos.
É importante destacar que, alguns remédios quando mal administrados, podem provocar a seleção de bactérias mais resistentes, possibilitando a piora do quadro da pessoa acometida, e também o surgimento de “superbactérias”. Por esse motivo é que os antibióticos só devem ser utilizados quando são solicitados pelos médicos, nas doses e com a frequência de uso indicada.
Em razão do abuso no uso dessas substâncias, em 26/10/2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, publicou uma resolução estabelecendo critérios para sua prescrição e comercialização. Dentre outras disposições, a resolução obriga a venda de antibióticos somente sob prescrição médica, em receita de duas vias, na qual uma delas fica retida na farmácia.
Considerando todos os aspectos expostos, essa seção tem como objetivo fornecer um bom acervo sobre as doenças bacterianas, auxiliando tanto em pesquisas escolares quanto para orientação do público em geral. Tais informações podem ser bastante significativas no que diz respeito à sua prevenção.