Bactérias
Espiroquetas - Spirochaetales é um filo de bactérias que contém uma única classe e ordem. As espiroquetas são bactérias em forma de saca-rolhas que tendem a se mover com um movimento ondulante semelhante ao de uma hélice As principais cepas (espécies) das espiroquetas incluem o Treponema, a Borrelia, a Leptospira e o Spirillum. Muitas espécies de espiroquetas são agentes patogénicos nocivos ao homem.
A febre recorrente (febre do carrapato, febre recorrente ou febre da fome) é uma doença causada por várias cepas da bactéria Borrelia. Dependendo da região geográfica, a febre recorrente é transmitida por piolhos do corpo ou por carrapatos. A febre recorrente transmitida por piolhos ocorre apenas em determinadas áreas da África e da América do Sul, enquanto a febre recorrente transmitida por carrapatos ocorre nas Américas do Norte e do Sul, na África, na Ásia e na Europa.
Algas verdes
As Algas verdes são um grupo de organismos fotossintéticos composto por espécies microscópicas e macroscópicas. Encontram-se em todos os ambientes aquáticos: marinho, salobre e de água doce. A maioria das espécies vive a maior parte do seu ciclo de vida como células isoladas. Outras no entanto, podem associar-se em colónias ou em filamentos.
As algas verdes são um grande grupo de algas a partir de qual os embriófitos (ou plantas terrestres) emergiu. Como tal, formam um grupo parafilético, apesar do grupo formado pelas algas verdes em conjunto com os embriófitas ser monofilético (e normalmente denominado apenas por reino Plantae). As algas verdes incluem organismos flagelados unicelulares ou coloniais, normalmente com dois flagelos por célula. No grupo das Charales, os parentes mais próximos das plantas superiores, a total diferenciação dos tecidos ocorre. Algumas espécies são multicelulares, existindo cerca de 6000.
Alguns organismos dependem de algas verdes para poderem desenvolver fotossíntese. Os cloroplastos dos euglenóides e dos membros da classeChlorarachnea