Bactérias (estrutura, classificação e reprodução)
ESTRUTURA
* Fazem parte do Reino Monera * Seres procariontes (sem carioteca) * De vida livre, podendo se adaptar a vários habitats. * Podem ser autótrofas (fotossíntetizantes e quimiossintetizantes) ou heterotrófas. * Há algumas que são anaeróbicas (vive sem ar). Mas a maioria é aeróbicas (vive com ar).
* PARTES DA CÉLULA 1. Parede celular: Responsável pela forma e proteção da bactéria, é formada por proteínas, carboidratos. (NÃO É FORMADA DE CELULOSE.) 2. Cápsula: Formada por polissacarídeos, é encontrada em algumas bactérias, protegendo-as contra a fagocitose. Reveste a parede celular. 3. Membrana plasmática: Formada por proteína e fosfolipídios, proteger e delimitar a célula, além do reconhecimento por meio do glicocálix. 4. Citoplasma: Solução aquosa que contém substâncias úteis para a bactéria (enzimas). 5. Nucleóide:
É onde se encontra o material genético (uma molécula de DNA), pode conter plasmídeos ( moléculas adicionais de DNA). 6. Flagelos: Estrutura de locomoção. 7. Fímbrias: Estrutura parecida com flagelos, formados por proteínas. Permitem a passagem de material genético da célula para o meio. 8. Ribossomos: Pequenos grânulos que produzem proteínas encontradas no citoplasma.
Obs.: algumas possuem vacúolos ou substância de reserva.
CLASSIFICAÇÃO
A maneira mais usual de classificação das bactérias é por forma. Os tipos de forma podem ser:
1. Cocos: formas esféricas que se unem podendo formar Diplococos (duas), estreptococos (cadeia) e Estafilococos (cachos).
2. Espirilos: forma de espiral (lembram saca-rolhas).
3. Vibrião: forma de bastonetes recurvos (parecem vírgulas).
4. Bacilos: bastonetes que possuem flagelos e formam esporos. Formam estreptobacilos (quando estão em cadeias alinhadas) e diplobacilos (quando surgem reunidos em pares).
REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
Assexuada – Bipartição (Cissiparidade): É o tipo mais comum de reprodução, ocorre com a duplicação do