Bactérias do solo
ICAA – INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
ROMULO SILVEIRA DE SOUZA
MICROBIOLOGIA
SINOP – MT
ABRIL – 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
ICAA – INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
ROMULO SILVEIRA DE SOUZA
BACTÉRIAS DO SOLO
Relatório apresentado para avaliação na disciplina de Microbiologia, do curso de Engenharia Florestal, 4º Semestre, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, ministrado pelo Professor Edson Ramos Júnior.
SINOP – MT
ABRIL - 2012
INTRODUÇÃO
A quantidade e os tipos de microrganismos presentes no solo dependem de fatores ambientais tais como, a quantidade de nutrientes, umidade, grau de aeração, temperatura, adubação e matéria orgânica. As bactérias estão em maior quantidade no solo, sendo a maioria heterotrófica e sob a forma de bacilos esporulados. Esses organismos são responsáveis pelo odor característico de mofo e terra com aspecto arado. Bactérias e fungos tem função de decompositores no solo, sem eles os nutrientes não retornariam para o solo e assim haveria um sério problema para dos seres vivos.
MATERIAIS E MÉTODOS
• Microscópio de luz • Óleo de imersão • Lâmina • Lamínula • Pipeta Pasteur • Amostra de solo dissolvido em água
RESULTADOS
Os resultados encontrados na visualização via microscópio (objetiva de 1.000 vezes) das bactérias obtidas pela amostra de solo, foram intensas para ter ideia da grande população de bactérias atuantes neste meio. Sem elas não teríamos a decomposição, os nutrientes não voltariam ao solo, com isso os vegetais não se desenvolveriam e os