bacterias
Estrutura morfológica
Tamanho –invisíveis ao olho humano. As células bacterianas variam em tamanho dependendo da espécie, mas a maioria tem aproximadamente de 0,5-1m em diâmetro ou largura.
Forma
Nem todas as bactérias são iguais. As células bacterianas individuais apresentam três forma básicas: Esféricas, cilíndricas ou espiraladas.
Arranjo
As bactérias espiraladas normalmente aparecem como células únicas , outras espécies da bactérias podem crescer em arranjos ou padrões característicos. Por exemplo , os cocos podem ser encontrados em diversos arranjos dependendo do plano de divisão,e se ascélulas filhas permanecemjuntas após esta divisão.
Estrutura celular
A célula bacteriana, por ser procariótica, não possui organelos membranares nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das células eucariotas.
Estruturas da célula procariota:
Pilliou Fimbrias
São microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas.
Faz ligação de bactérias a receptores específicos na superfície de células humanas
Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos
Cromossomo
As bactérias apresentam um cromossomo circular, que é constituído por uma única molécula de DNA é possível às vezes, evidenciar mais de um cromossomo numa bactéria em fase de crescimento uma vez que a sua divisão precede a divisão celular. O cromossomo bacteriano contém todas as informações necessárias à sobrevivência da célula e é capazes de auto-replicação.
.
Plasmídeos
São pequenas moléculas de DNA circular que coexistem com o nucleóide. São comumente trocados na conjugação bacteriana. Os plasmídeos têm genes, incluindo frequentemente aqueles que protegem a célula contra os antibióticos.
Ribossomos procariotas
São diferentes dos eucariotas e essas diferenças foram usadas para desenvolver