Bacterias
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal). A meningite bacteriana é a mais grave, porém menos comum, causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos. É altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria, podendo causar também infecção generalizada (meningococcemia).
Bactéria Causadora
Neisseria meningitidis
Haemophilus influenzae
Streptococcus pneumoniae
Transmissão
A transmissão ocorre pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente 5 dias após o contágio.
Sintomas
Os sintomas são: febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez de nuca ou pescoço, moleza, irritação, fraqueza, e manchas vermelhas pela pele.
Tratamento
Neisseria meningitidis: Penicilina (ou Cloranfenicol).
Haemophilus influenzae: Ampicilina, Ceftriaxona ou Cefotaxime (ou Cloranfenicol).
Streptococcus pneumoniae: Penicilina, (ou Ceftriaxona ou Cloranfenicol).
Vacinação
As vacinas mais utilizadas são a Bivalente, Tetravalente e a Monovalente, em menores de 2 anos.
PNEUMONIA BACTERIANA
A pneumonia se caracteriza como uma inflamação nos alvéolos pulmonares, com ou sem inflamação. É causada por vírus, fungos, protozoários e bactérias, sendo mais comum a pneumonia causada por pneumococos.
Bactéria Causadora
Streptococcus pneumoniae
Staphylococcus aureus
Transmissão
É comum desenvolver à partir da gripe. Esta doença pode se instalar quando há a inalação, ingestão de bactérias que se proliferam na boca, ou condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea.
Sintomas
Tosse com secreção, dores torácicas, febre alta, calafrios, dores de ouvido e respiração ofegante, são alguns de seus sintomas. Em idosos, pode haver confusão mental. Não sendo tratada, há acúmulo de líquidos nos pulmões e ulcerações nos brônquios podem