Bacostinose
606 palavras
3 páginas
Resenha do texto “METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE RISCOS APP & HAZOP” – Vinicius Bergamo* APP
É uma metodologia indutiva estruturada para identificar os potenciais perigos decorrentes da instalação e ou operação de plantas que opera com materiais perigosos.
Pode ser empregada para sistemas em início de desenvolvimento ou na fase inicial do projeto, pode também ser usada como revisão geral de segurança de sistemas/instalações já em operação.
Na APP são levantadas as causas que podem promover a ocorrência de cada um dos eventos e as suas respectivas consequências, sendo, então, feita uma avaliação qualitativa da frequência de ocorrência do cenário de acidentes, da severidade das consequências e do risco associado. Portanto, os resultados obtidos são qualitativos, não fornecendo estimativas numéricas.
A metodologia de APP compreende a execução das seguintes etapas:
- Definição dos objetivos e do escopo da análise;
- Definição das fronteiras do processo/ instalação analisada;
- Coleta de informações sobre a região, a instalação e os perigos envolvidos;
- Subdivisão do processo/ instalação em módulos de análise;
- Realização da APP propriamente dita (preenchimento da planilha);
- Elaboração das estatísticas dos cenários identificados por Categorias de Risco
(frequência e severidade);
- Análise dos resultados e preparação do relatório.
Apresenta a vantagem de ser uma técnica mais abrangente que checklist, informando as causas que ocasionaram a ocorrência de cada um dos eventos e as suas respectivas consequências, obtenção de uma avaliação qualitativa da severidade das consequências e frequência de ocorrência do cenário de acidente e do risco associado: MATRIZ DE RISCO. Como desvantagem, requer um maior tempo para a execução de todo processo até o relatório final, necessitando de uma equipe com grande experiência em várias áreas de atuação como: processo, projeto, manutenção e segurança.
* HAZOP
É ideal para ser empregada na fase final de