Bacias hidrográficas
Bacias hidrográficas
Introdução:
Neste trabalho serão citadas algumas das principais bacias hidrográficas do mundo, como a bacia Amazônica, a bacia do Congo, bacia do Mississipi, bacia do rio da prata e bacia do Nilo. Serão apresentadas suas características e suas importâncias sócios-econômica.
Bacia Amazônica
A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo com 7,05 milhões de quilômetros quadrados. Deste total, aproximadamente 4 milhões de km2 estão em território brasileiro (região norte) e também possui o maior volume de água do planeta com uma drenagem de 5,8 milhões de km2, sendo 3,9 milhões no Brasil. Ela também esta presente nos territórios da Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. A Bacia Amazônica começa no território peruano como o rio Vilcanota. este rio, ao entrar em território brasileiro, ganha o nome de Solimões. Ao encontrar-se com o rio Negro, recebe o nome de Amazonas. A bacia Amazônica tem uma enorme importância para a geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas. Outra importância dessa bacia é a viabilidade para o transporte fluvial onde o rio Amazonas e a maior parte de seus afluentes são navegaveis, sabendo que sua topografia é plana e a maioria de seus rios são caudalosos, sendo este o principal meio de deslocamento e de comunicação da região Norte. A bacia serve também para o sustento de milhares de famílias ribeirinhas no qual dependem da pesca nos diversos rios contidos na bacia. É inegável a imensa importância que a bacia Amazônica representa para o Brasil e até mesmo para o mundo, especialmente para o povo local.
Bacia do Congo
A bacia do Rio Congo possui uma área que cobre 3.457.000 km quadrados, equivalente a cinco vezes o tamanho do Estado do Texas. A maior parte desta bacia encontra-se no Zaire, numa