Bacias Hidrográficas de Salvador
Bacias Hidrográficas de Salvador
Salvador
2014
Bacia Hidrográfica do Rio Seixos
Localiza-se no sul da cidade, nos bairros Canela, Barra e Graça, possui uma área de 3,21 km2 e corresponde a 1,14% do território municipal. Tem 60.826 habitantes, 2,49% do total de Salvador, sendo a segunda bacia mais densa do município. Com 19.139 domicílios, representa 2,9% do total (dados do IBGE, 2000).
Como sua trajetória está inserida em área urbana, há interferência do homem em canalização, alvenaria, intervia de rolamento, encapsulamento. Os principais impactos da ação antrópica são assoreamento, impermeabilização, resíduos sólidos. Há alguma proteção em áreas consideradas permeáveis, como lotes arborizados e gramados.
Bacia Hidrográfica da Ondina
Localiza-se nos bairros Ondina, Calabar, Alto das Pombas e localidades como Jardim Apipema, Alto de Ondina e São Lázaro. Possui uma área de 3,08 km2, sendo a menor bacia em extensão, com 1%. Abastece 27.774 habitantes, o que corresponde a 1,14% da população da cidade.
Suas principais fontes de poluição são descarte de resíduos do Zoológico de Salvador, esgoto sanitário. Em decorrência disso, impacta o ambiente através da impermeabilização de áreas do curso da água, além do encapsulamento subterrâneo.
Bacia Hidrográfica do Rio Lucaia
Com o nome proveniente do latim que significa luminosidade, cobre uma área de 14,74 km2, o que corresponde 4,77%. Localiza-se nos bairros de Tororó, Nazaré, Barris, Garcia, Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Acupe, Engenho Velho da Federação, Itaigara, Candeal, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Rio Vermelho.
Abastece 267.688 habitantes, 11% da população da cidade. Com suas principais fontes de poluição o esgoto sanitário e o encapsulamento, tem como consequências ambientais negativas águas opacas e escuras, assoreamento do rio, extinção de