Bacias Hidrogaficas Brasileiras
A água é um bem de domínio público e recurso natural limitado, e em situações de escassez, o uso prioritário é voltado ao consumo de seres humanos e animais.
A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos.
Bacia do Rio Amazonas:
Maior bacia hidrográfica do mundo, abrange 7 milhões de km, ocupando 42% do território nacional e também estende-se por outros sete países. Nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no Oceano Atlântico. Nessa bacia se concentram cerca de 70% da água doce do mundo.
Bacia dos rios Tocantins e Araguaia:
O Rio Tocantins nasce no planalto de Goiás. Seu principal afluente é o Rio Araguaia de 2,6 mil km de extensão. A bacia possui um grande potencial hidrelétrico que abastece o Para e o Maranhão.
Bacia do Rio Paraná:
Localiza-se na região Sudeste. A região possui a maior capacidade instalada para produção de energia elétrica no país.
Bacia do Rio Uruguai:
Juntamente com as bacias do Paraná e Paraguai, forma a Bacia do Prata. As usinas hidrelétricas com maior capacidade da bacia são Itaipu,Furnas Porto Primavera.
Bacia do Rio Parnaíba:
Ocupa uma área de 3,9% do território nacional e drena quase a totalidade do Piauí , parte do Maranhão e do Ceará.
Bacias do Atlântico Nordeste Oriental:
Possui uma área equivalente a 3% do território brasileiro e contempla 5 capitais do Nordeste.
Bacia do Rio São Francisco:
Seu rio principal, o São Francisco, é de crucial importância para as populações sertanejas, e possui cerca de 2,7 mil km de extensão. A nascente fica na Serra da Canastra, mas abrange outros estados brasileiros.
Bacias do Atlântico Leste:
A área abrangida por essa bacia corresponde a 8% do país , incluindo porções de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Bacias do Atlântico Sudeste:
Seus rios principais são o Paraíba do Sul e o Doce. Além desses, essa região hidrográfica é formada por outros rios, porém pouco extensos.