Bacia Tocantins Araguaia
Localização:
A Bacia do Tocantins Araguaia se localiza no território brasileiro, envolvendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e o Distrito Federal.
Características:
Aproximadamente 9,5% do território brasileiro é drenado pela Bacia ocupa uma superfície de 967.059 km2, portanto, é a maior bacia totalmente brasileira.
População: em 2000, a população da bacia era de pouco mais de sete milhões de habitantes .
Extrativismo vegetal: O extrativismo vegetal é a atividade econômica predominante na parte norte da região, com destaque para o carvão vegetal, a produção de lenha e a extração de madeiras, castanha-do-pará, açaí, palmito e pequi.
Importância:
Alimenta os projetos minerais do Estado, como o Grande Carajás e as grandes indústrias de alumínio.
A linha de transmissão do Tucuruí abastecerá projetos minerais e várias cidades do Pará e do Nordeste.
O Vale do Araguaia constitui-se em uma das regiões mais promissoras para a expansão do cultivo de arroz, com condições para atendimento do mercado das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Serve de transporte para as populações locais e ribeirinhas.
Curiosidades:
Nasce no estado de Goiás, sendo que seu principal afluente é o Rio Araguaia, com 2.600 quilômetros de extensão.
A comunidade ribeirinha da Amazônia vive em casas de palafitas.
Período chuvoso é de outubro a abril, com maio sendo o mês de transição para o período seco que vai de junho a setembro.
A região da bacia abrange basicamente dois tipos de composições vegetativas, com destaque para a floresta Amazônica e o Cerrado. Essa região hidrográfica apresenta baixa densidade demográfica (pouco povoada)
No curso médio do Araguaia, localiza-se a Ilha do Bananal (que forma o Parque Nacional do Araguaia).Que é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.
A viabilidade para o transporte hidroviário