Bacia hidrografica
Hidrográfica
[pic]
Aluna: Thais Caroline Cesar Silva Nº26 Escola: SENAC Professor: Pedro Norberto de Paula Filho Bacia Hidrográfica
Bacia Hidrográfica corresponde á área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes, que formam dessa maneira, uma rede hidrográfica.
Os limites entre as baças hidrográficas encontram-se nas partes mais altas do relevo e são denominados divisores de água, pois separam as águas de bacias. O declive entre o divisor de água e o rio principal, por onde correm as águas dos afluentes, chama-se vertente. As águas são depositadas no leito do rio que, em época de cheia, pode transbordar paras as margens baixas planas que o acompanham, que constituem a sua várzea.
No Brasil, dispõe de umas das mais densas redes hidrográficas da Terra, que representam cerca de 14% das reservas mundiais de água doce. Porem, o abastecimento das regiões mais desenvolvidas economicamente as mais populosas muitas vezes fica comprometidos, pois é cada vez maior não só o consumo de água provocado pelo crescimento populacional e urbano, como o de energia elétrica. Quando os níveis dos reservatórios estão baixos, em decorrência da falta de chuvas, as hidrelétricas limitam o fornecimento de água para não faltar energia elétrica, o que tem provocado racionamentos de água e até mesmo de energia.
Esses grandes centros urbanos também estão situados distantes dos rios de maior navegabilidade, nos quais o transporte fluvial poderia constituir uma excelente alternativa de transporte. No Sudeste, na bacia do Paraná estão sendo investimentos em obras que viabilizam a navegação nos rios que cortam áreas economicamente importantes.
Topografia
Topografia é ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização,