Bacia Do Jequitinhonha2
5581 palavras
23 páginas
Bacia do JequitinhonhaA Bacia de Jequitinhonha situa-se na margem leste da costa do Brasil, na costa sul do estado da Bahia, uma região correspondente à foz do rio homônimo entre os paralelos 14º 37’ Sul e 16º 24’ Sul, na costa leste do Brasil, possui uma área de 25.685 km2 até a cota batimétrica de 3.500m (CAIXETA et al., 2008).
Esta bacia está posicionada sobre a borda sul do Cráton do São Francisco, que, segundo INDA et al. (1984), é constituída por terrenos dominantemente granulíticos, total ou parcialmente retrabalhados no ciclo Transamazônico.
A norte limita-se pelo Alto de Olivença, que a separa da Bacia de Almada (SANTOS et al.,1994), ao sul limita-se com a Bacia de Cumuruxatiba pelo Banco Vulcânico de Royal Charlotte e sua projeção para o continente (VIEIRA et al., 1994). A parte emersa da bacia perfaz 5.535 km2, cerca de 20% da área total da bacia (MOHRIAK, 2003).
Esta bacia é caracterizada por uma Plataforma Continental estreita, com profundidades entre 50 e 120m, largura em torno de 20km, exceto na área do Alto de Royal Charlotte onde a largura chega a 110km de extensão. O Talude Continental é íngreme, suas declividades em média chegam a 15° (graus) e localmente encontram-se declividades superiores a 30°, tem largura de aproximadamente 70km e inúmeras feições que marcam o fundo marinho, entre elas se destaca o Cânion de Belmonte. Já a Elevação Continental é caracterizada por profundidades elevadas (> 3500m) e relevo mais suave que o Talude.
Atividades vulcânicas e tectônicas foram responsáveis pela formação de diversas feições morfológicas na área da bacia, em especial destaca-se o Alto de Royal Charlotte que se localiza na parte sul da bacia (MOHRIAK, 2003).
Segundo Mohriak (2003), o fundo marinho da Bacia do Jequitinhonha exibe um trato de sistema deposicional controlado pela fisiografia do fundo marinho. A Plataforma Continental interna é composta basicamente por areia (siliciclástica e bioclástica) e sua porção externa é composta por