Bacharelado em Enfernagem
Não há ciência sem o emprego de métodos científicos
Método “é o conjunto coerente de procedimentos racionais ou prático-racionais que orienta o pensamento para serem alcançados conhecimentos válidos.”
Nérici, 1978
O método de Descartes
Postula quatro regras: Evidência – não acolher como verdadeira uma coisa que se reconheça evidentemente como tal; Análise – dividir cada uma das dificuldades em tantas partes quantas necessárias para melhor resolvê-las; Síntese – processo que leva à reconstituição do todo, previamente decomposto pela análise; Enumeração – enumerar todos os elementos para ter certeza de não ter omitido nada.
Método Indutivo
Parte de dados particulares, suficientemente constatados, inferindo-se numa verdade geral ou universal; Quando as premissas são verdadeiras, o melhor que se pode dizer é que sua conclusão é, provavelmente, verdadeira.
Ex: O corvo 1 é negro
O corvo 2 é negro O corvo 3 é negro O corvo N é negro (todo) corvo é negro
Método Dedutivo
Possui o propósito de explicitar os conteúdos das premissas; Parte do todo, de leis abrangentes, para casos concretos, partes da classe que já se encontra na generalização.
Ex: Todo mamífero tem um coração
Ora, todos os cães são mamíferos
Logo, todos os cães têm um coração.
Indutivo X Dedutivo
Dedutivo: defende o aparecimento primeiro do problema que será testado pela observação e experimentação. Indutivo: primeiro vem a observação dos fatos particulares e depois hipóteses a confirmar.
Método Hipotético-Dedutivo
Método de tentativas e eliminação de erros; Toda pesquisa tem origem num problema para o qual se procura uma solução, por meio de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros.
Popper
Etapas do Método Hipotético-Dedutivo segundo Popper
Método Dialético
A dialética é a lógica do conflito, do movimento, da vida. Para a dialética as coisas não são