Bacharel
A origem da água na Terra ainda está envolta em certo mistério...
A teoria mais aceita prevê que a massa gasosa que se contraiu para formar o Sistema Solar, há 5 bilhões de anos, continha água.
Na Terra, à medida que o planeta se resfriou, a água teria fluído de suas entranhas formando nuvens que voltaram a precipitar-se como as primeiras chuvas.
As chuvas ajudaram a resfriar a superfície da Terra e o acúmulo delas gerou os oceanos, onde teriam brotado as primeiras formas de vida.
Uma outra teoria, alternativa, propõe que o impacto de cometas, corpos formados quase inteiramente de gelo, teria gerado os oceanos.
Há ainda quem proponha que a água contida na proto-Terra e a que veio com os cometas formou todo o reservatório de água do planeta.
A Terra é o único mundo do Sistema Solar onde a água existe nos três estados: líquido, nos oceanos, mares, lagos e rios; gasoso, formando a cobertura de nuvens; e sólido, estocado nas calotas polares e nos cumes das montanhas.
O ciclo da água
A Terra é um planeta coberto quase que totalmente por uma imensa massa líquida, a hidrosfera. A hidrosfera compreende os oceanos, os mares e as águas continentais.
O volume de água que a Terra possui é tão grande, que está estimado em, aproximadamente, 1,4 bilhão de Km cúbicos! É por isso que comumente nos referimos à Terra como o planeta “Água “.
| |
Para estudarmos como essa água se distribui, recorremos à hidrografia; conhecer a hidrografia de uma região significa estudar o ciclo da água proveniente da atmosfera ou do subsolo. Vejamos:
O vapor de água existente na atmosfera, ao condensar-se, precipita em direção à superfície. Quando a água a atinge, ela pode seguir três caminhos: pode escorrer por sobre a superfície, pode infiltrar-se no solo, ou pode evaporar. Ao evaporar-se, a água retorna à atmosfera na forma de vapor; já