Bacharel
Curso de formação de professores em educação especial com ênfase em surdez
Professor: Dr. Paulo Fraga
Disciplina: Fundamentos políticos e filosóficos da educação inclusiva
Nome: Valeska Cizauskas Viana
Data: 27/06/12
Indicação bibliográfica:
TARTUCI, Dulcéria. A Escolarização do Aluno Surdo e a Significação de Si: ser, conhecer e aprender. In: 30ª Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambu. Rio de Janeiro: Associação Nacional da ANPED, 2007. p. 1-17.
Resumo
O texto apresenta a realidade de um aluno surdo submetido ao processo de escolarização em que se privilegiou sua oralização. Em seu relato, o aluno descreve sua trajetória acadêmica, dúvidas e anseios subjacentes a este processo. A autora interpreta e embasa teoricamente esse relato e faz reflexões sobre como esse processo de escolarização repercute na vida desse sujeito.
O texto traz elementos teóricos sobre a importância da língua e sua implicação na construção da identidade, apresenta concepção de linguagem de acordo com Vygotski, analisa a educação inclusiva sob a perspectiva das necessidades do aluno surdo e discute a questão do ser surdo pela ótica do próprio surdo, da família e da sociedade.
Citações
“[...] A linguagem não é apenas um instrumento de comunicação, mas é através dela, com ela, que o ser humano elabora conceitos sobre o mundo e sobre si mesmo. Ela é modo de interação e é nessa interação que o sujeito se constitui como pessoa. Assegurar o direito ao uso da língua de sinais ultrapassa as questões da comunicação ou o âmbito das propostas educacionais. Além disso, o papel dessa língua tem de ser vinculado ao cenário das relações de poder ouvinte-surdo e à constituição da identidade surda.” (TARTUCI, 2007, p.1)
Segundo Tartuci (2007, p.2) as situações vivenciadas pelos surdos no âmbito da escola mostram a urgência em se efetivar medidas voltadas para uma das questões fundamentais, uma escolarização articulada às