Bacharel
A saúde do trabalhador constitui uam área da Saúde Pública em evidência, que requer implementações de protocoloas e rotinas para redução dos riscos a que os trabalhadores estão expostos. Sendo que o trabalhador de Enfermagem, cuja exposição ao variados tipos de riscos é cada vez mais comum, obteve um grande aliado com a publicação da Portaria MTE/GM Nº 485, de 15/11/2005, que instituiu a Norma Regulamentadora Nº 32, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, alterada pela Portaria do MTE/GM Nº 1.748, de 30/08/2011, que intitui o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes.
Os trabalhadores de Enfermagem estão expostos aos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes constantemente, sendo necessário a qualificação, atualização periódica e conscientização destes profissionais para a utilização dos equipamentos de segurança e das técnicas de segurança capazes de minimizar tais riscos.
2. OBJETIVO GERAL
Este trabalho visa conhecer e entender a necessidade de atuação dos trabalhadores de saúde em conformidade com as técnicas de segurança para reduzir ao máximo os riscos a que estão expostos.
2.1. OBJETIVO ESPECÍFICO
Nesta pesquisa tentaremos levar os discentes a pensarem sobre as mudanças de atitudes, hábitos e costumes para reduzir os riscos a que estão expostos os trabalhadores de saúde.
Fazer com que os discentes percebam a necessidade da adoção de Políticas, Estratégias, Normas e Rotinas voltadas para conscientizar os trabalhadores que estarão sob a responsabilidade dos futuros Enfermeiros, bem como a multiplicação e atualização das medidas de prevenção através da Educação Continuada.
3. METODOLOGIA
O presente estudo trata de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa utilizando 05(cinco) artigos científicos, encontrados nas bases de dados eletrônicas Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e 01(uma) Norma Regulamentadora Nº 32,