Bacharel
Física Teórica e Experimental II - 2013.2
Faculdade de Tecnologia - UERJ
1 Qual é a velocidade angular (a) do ponteiro dos segundos, (b) do ponteiro dos minutos e (c) do ponteiro das horas de um relógio analógico? Dê as respostas em radianos por segundo.
para que a roda C atinja uma velocidade angular de 100 rev/min, supondo que a correia não desliza.
(Sugestão: Se a correia não desliza, as velocidades lineares das bordas dos discos são iguais.)
2 A velocidade angular do motor de um automóvel é aumentada a uma taxa constante de 1200 rev/min para 3000 rev/min em 12 s. (a) Qual é a aceleração angular em revoluções por minuto ao quadrado? (b)
Quantas revoluções o motor executa nesse intervalo de 12 s?
3 Um disco gira em tomo de seu eixo central partindo do repouso com aceleração angular constante. Em um certo instante ele está girando a 10 rev/s: após 60 revoluções, sua velocidade angular é de 15 rev/s. Calcule (a) a aceleração angular, (b) o tempo necessário para completar as 60 revoluções,
(c) o tempo necessário para atingir a velocidade angular de 10 rev/s e (d) o número de revoluções desde o repouso até o instante em que o disco atinge a velocidade angular de 10 rev/s.
8 Alguns caminhões utilizam a energia armazenada em um volante que um motor elétrico acelera até uma velocidade de 200 π rad/s. Um desses volantes é um cilindro uniforme com uma massa de 500 kg e um raio de 1,0 m. (a) Qual é a energia cinética do volante quando está girando com a velocidade máxima? (b) Se o caminhão consome uma potência média de 8,0 kW, por quantos minutos pode operar sem que o volante seja novamente carregado?
4 Uma roda executa 40 revoluções quando desacelera a partir de uma velocidade angular de 1,5 rad/s até parar. (a) Supondo que a aceleração angular é constante, determine o intervalo de tempo em que isso ocorre. (b) Qual é a aceleração angular da roda? (c) Quanto tempo é necessário para que a
roda