bacharel
COMO CRESCEU PORTUGAL?
D. Afonso Henriques, logo que conseguiu a independência do Condado Portucalense, procurou alargar o território para conquistar terras a Sul do rio Tejo, lutando contra os árabes (mouros). Conquistou cidades como Leiria, Santarém, Lisboa, Alcácer do Sal e Évora.
Nestas lutas, os portugueses foram ajudados pelos Cruzados, Nobreza, Clero e o Povo, que em nome da fé cristã combatiam os mouros.
Mas nestas batalhas, o rei foi perdendo algumas terras que havia conquistado porquue não havia ninguém para as habitar e defender.
As lutas entre portugueses e os mouros duraram muitos anos: umas vezes os portugueses conseguiam empurrar os mouros para o Sul, outras vezes os mouros empurravam os portugueses para o norte.
D. Henrique tenta a independência do seu condado mas morre sem o conseguir;
D. Teresa assume o governo do reino mas continua a prestar vassalagem ao rei de Leão e Castela;
D. Afonso Henriques, filho de D. Teresa e D: Henrique, revolta-se e com apenas 17 anos luta e vence as tropas de sua mãe na Batalha de S. Mamede, em Guimarães em 1128;
Em 1143 é assinado o Tratado de Zamora depois de muitas lutas e reconquistas, o rei de Leão e Castela, reconhece D. Afonso Henriques como rei de Portugal e o Condado Portucalense como O REINO DE PORTUGAL,
D. Afonso Henriques é então o 1º rei de Portugal em 1143;