Bacharel
A globalização pode ser definida e discutida desde uma perspectiva geral ou a partir de um enfoque. Neste caso podemos exemplificar sobre a discussão na área da economia, no âmbito político, no aspecto sociocultural entre outros. Na sociedade globalizada sob a orientação do modelo neoliberal, a administração científica ganha força e passa a se constituir no arcabouço teórico fundamental das políticas públicas. Nele é forte o poder da ideologia, cujo uso abundante garante em grande parte o sucesso das teorias da administração moderna impregnando os principais conceitos que as norteiam. Algumas das questões que aparecem em decorrência disso são a exclusão social, o desemprego e o aumento da miséria. Essa forma de globalização significa uma situação em que o máximo possível é mercantilizado e privatizado, com o agravante do desmonte social. Isso leva ao domínio mundial do sistema financeiro, à redução do espaço de ação para os governos, ou seja, os países são obrigados a aderir ao neoliberalismo, ao aprofundamento da divisão internacional do trabalho e da concorrência e à crise de endividamento dos estados nacionais.
Para que essa globalização pudesse ter condições de se desenvolver foram à interconexão mundial dos meios de comunicação e a equiparação da oferta de mercadorias, das moedas nacionais, o que se deu de forma progressiva nas últimas décadas. A concentração do capital e o crescente abismo entre ricos e pobres e o crescimento do desemprego e da pobreza são os principais problemas sociais da globalização neoliberal e que vêm ganhando cada vez mais significado.
Assim, o avanço científico e tecnológico proporcionou ao ser humano, oportunidade de romper fronteiras. Isto nos trouxe enormes benefícios, mas também muitas perdas. Nunca se produziu tanto e, ao mesmo tempo, nunca houve tanta gente