Bacharel
Os equipamentos auxiliares mais importantes para a medição são os transformadores para instrumentos, que constituem parte essencial da maioria dos sistemas elétricos de medição, pois possibilitam que tensões ou correntes primárias, normalmente elevadas, sejam transformadas em valores secundários, apropriados para uso de medidores ou de instrumentos de medidas elétricas, além de permitir o isolamento do circuito primário (alta tensão) do circuito secundário (baixa tensão) ou de medição. São utilizados em consumidores do Grupo A e existem dois tipos:
Transformadores de Potencial - TP
O transformador de potencial - TP é um equipamento destinado a transformar as tensões primárias, geralmente altas, para valores secundários, apropriados para uso dos medidores de energia elétrica, ou em outros instrumentos de medida.
A Relação Nominal do Transformador de Potencial (RTP) é igual ao valor que se obtém quando se divide a tensão primária (U1) pela tensão secundária (U2), ou igual ao valor da relação entre o número de espiras do enrolamento primário (N1) e o número de espiras do enrolamento secundário (N2) do TP.
Exemplo: um Transformador de Potencial para sistema primário de 13,8 kV e tensão secundária de 115 V. Calcular RTP.
Notas:
A tensão secundária dos Transformadores de Potencial utilizados para medição de energia é padronizada pela norma NBR 6855 da ABNT em 115 V para as ligações entre fase e fase e, aproximadamente 115 V para as ligações entre fase e terra.
Quando se utiliza transformador ligado entre fase e terra (medição com 3 TPs e 3 TCs), a relação de transformação é arredondada na fabricação do equipamento, conforme a norma NBR 6855 da ABNT. Neste caso divide-se a tensão primária por √3 = 1, 732.
Transformadores de Corrente - TC
O transformador de Corrente - TC é um equipamento destinado a transformar os valores de corrente primárias em valores secundários, apropriados para uso