BACHAREL
Data: Profª Simone
Tema: Identidade Social
IDENTIDADE SOCIAL
A identidade social é caracterizada essencialmente pela forma como nós próprios nos vemos, conjugada com a forma como os outros nos veem. Requer um certo grau de escolha, ao mesmo tempo que exige um nível de conscientização, que nos leve a compreender a diferença entre o que eu acho e o que os outros acham de mim.
Estudos da década de 60 e 70 revelavam que a identidade estaria ligada a estruturas tradicionais de classe, algo que não é individual mas sim coletivo, intimamente ligada ao fato de um indivíduo pertencer a uma determinada classe social e em que todos os indivíduos pertencentes a essa classe teriam a mesma identidade, esta era imutável, circunscrita e permanecia no tempo com alguma solidez, tornando-o, assim, dependente da estrutura social e não das sua próprias escolhas.
Já estudos recentes mostram que, na sociedade atual, o indivíduo é fragmentado, tendo ou fazendo parte de várias identidades. Em um mundo complexo, onde informações de massa são “jogadas” todos os dias em cima das pessoas, onde migrações físicas, psicológicas e comportamentais acontecem a cada segundo, é aceitável que o indivíduo tenha uma identidade e se familiarize e identifique com várias outras. A identidade não é estável e unificada, ela é mutável e às vezes até mesmo provisória.
Na modernidade, a explicação plausível para essa "diversificação" de identidades pode ser encontrada no fato denominado globalização. A globalização é o processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo; por esse processo as pessoas, empresas e governos trocam informações, realizam transações financeiras e comerciais, além de espalharem aspectos culturais pelo planeta. Com ela, as informações, as culturas,