Bacharel
Definição.
Segundo Jean Claude Coste em seu livro “A Psicomotricidade ”(1981)
“A Psicomotricidade consiste em razão de seu próprio objeto de estudo, isto é, o indivíduo humano e suas relações com o corpo. A Psicomotricidade é uma técnica em que se cruzam e se encontram múltiplos pontos de vista e que utiliza as aquisições de numerosas ciências constituidas como a Biologia, Psicologia, Psicanálise, Sociologia e Linguística ”.(p.9)
Psicomotricidade é uma ciência que estuda o ser humano através do seu movimento nas diversas relações. O objeto de estudo dela é o corpo e a sua expressão dinâmica e possui três princípios básicos: 1- O MOVIMENTO ou MOTRICIDADE 2- O INTELECTIVO ou A COGNIÇÃO ou O PENSAMENTO e 3-O AFETO ou A EMOÇÃO ou O SENTIMENTO.
De acordo com Vítor da Fonseca em seu livro “Da filogênese à ontogênese da motricidade”(1988)
“A motricidade humana não é imediata nem pré-programada. A criança é agida por outros, antes de se auto locomover e auto mexer, daí a raiz exógena e a origem social da motricidade humana. O outro não é uma condição exomotora é antes a condição endomotora(inprinting), que gera a histogênese do Eu.”(p.10).
O autor desenvolveu a sua dimensão da ontogênese da motricidade, como um processo semelhante ao da apropriação sócio-histórica e sócio-cultural porque pensa que o desenvolvimento da motricidade da criança, depende fundamentalmente da motricidade(conduta) do adulto.
O que nos faz refletir no quanto o ambiente em que somos criados vai influênciar não só na motricidade mas também nos dois outros aspectos que fundamentam a Psicomotricidade, o emocional e o cognitivo e principalmente o quanto isso nos marcará para o resto da vida até chegarmos na velhice estaremos carregando experiências vividas desde a infância quem sabe até da vida intra-uterina.
“Em cada idade o movimento toma características profundamente significativas, como processo maturativo e portanto como enriquecimento específico do indivíduo