Bacharel
ALOCAÇÃO DE CUSTOS E OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO: ABSORÇÃO, DIRETO E PADRÃO
São Paulo
2014
SUMÁRIO
RESUMO
Devido à necessidade de alocação dos gastos na produção de bens e serviço e a necessidade de identificação desses gastos, surgiram diversas formas de alocação de custos: os métodos de custeio. Os métodos de custeio são de suma importância para a mensuração dos custos e auxilia na identificação da rentabilidade dos produtos ou serviços, do lucro obtido e na tomada e decisões para melhoria econômica e de processos na empresa. Os métodos de custeio são adotados pelas empresas de acordo com a sua necessidade. Iremos abordar três métodos de custeio: Absorção, Direto ou Variável e Padrão.
INTRODUÇÃO
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
No custeio por absorção todos os gastos relacionados diretamente a produção são apropriados ao produto e os demais gastos do esforço de fabricação são distribuídos entre os produtos feitos. Aqui todos os custos de produção, tanto os fixos quanto os variáveis, são integralmente absorvidos as unidades de produtos.
Nesse método cada unidade de produto receberá os custos de matéria-prima, mão de obra operacional de produção e custos gerais de produção.
A principal variação entre esse tipo de custeio e os demais, que serão explicados a seguir, é a escolha do tempo em que os registros serão feitos, já que no custeio por absorção os gastos fixos de produção serão registrados de acordo com a venda dos produtos, gradativamente contra a receita.
Se ao final de um período houverem valores em estoque referente a unidades não vendidas, esses valores serão transferidos ao ativo no balanço. Sendo assim, no custeio por absorção o lucro operacional será diretamente impactado pelas oscilações da produção. Quando essas unidades forem vendidas, os custos serão transferidos da conta de estoque e serão lançados contra o